Thomar Arte / O Cruzado - Coleccionismo e Antiguidades e Conservação & Restauro de Documentos Gráficos

Categorias

Newsletter

Conservação e Restauro de Documentos Gráficos e Fotográficos

 

Na Conservação e Restauro propus-me a trabalhar na área de Documentos Gráficos, pois é a área em que me tenho mais conhecimentos e aquela em que estou disposto a continuar a minha formação e a desenvolver os meus projectos (tais como um Catalogo de Marcas de Água das Fábricas de Papel de Tomar, entre outros estudos relacionados com o Fabrico de Papel em Tomar e a Conservação e Restauro, bem como Exames e Análises em Documentos Gráficos).

 

            Nesta área estou disposto a aceitar protocolos com Museus, Bibliotecas, Arquivos, Centros de Estudos, Associações, Coleccionadores particulares, entre outros trabalhos avulsos que possam aparecer, com o intuito de preservar, conservar e restaurar o máximo de património histórico-cultural em suporte de papel. Na Conservação e Restauro é fundamental usar os equipamentos e materiais adequados e duma forma correcta devolvendo a estabilidade ao suporte e a sua beleza estética sem que lhe seja retirado a sua autenticidade e historicidade.

 

            Os trabalhos que me proponho a aceitar são encadernações de livros; conservação e restauro de livros, documentos avulsos, postais, papel-moeda, cartazes, gravuras ou desenhos, e conservação e restauro de espécimes fotográficos (negativos em vidro ou em suporte de papel).

 

            Se o seu acervo documental foi apanhado numa cheia ou a sua colecção de livros ou documentos sofreu um ataque biológico ou mesmo se a sua colecção de documentos, postais ou notas estão muito frágeis ou tem lacunas ou mesmo manchas que impossibilitam a sua leitura entre em contacto connosco que juntos encontraremos uma solução para devolver a estabilidade e beleza estética das suas colecções.

 

            As alterações mais comuns que ocorrem em bens de suporte em papel são

Internos: tipo e qualidade do material fibroso, processo de encolagem, cargas, aditivos químicos, enfim tudo o que está implicado no processo de fabrico;

Externos: Temperaturas e humidades em que estão expostos os bens, poluentes atmosféricos, luz, acondicionamento e manipulação dos bens, agentes biológicos, sinistros, vandalismo, etc.

Estas alterações traduzem-se em formas de deterioração que caso não sejam invertidas a tempo podem danificar irreversivelmente uma colecção ou um conjunto bibliográfico/documental.

As deteriorações mais comuns em suporte de papel são as sujidades e manchas, deformações do suporte, rasgões, rupturas de suporte e lacunas, amarelecimento e descolorações de cores ou tintas, biodeterioração, etc.

 

            Realizamos diversos tipos de intervenções desde Encadernações (diversos tipos, e diversos materiais); limpezas pontuais (via seca/mecânicas) ou limpezas gerais (recorrendo ao uso de solventes aquosas); Remoção de adesivos e fitas adesivas; Desacidificação e Branqueamento do papel; Estabilização de ataques fúngicos; Consolidações de suporte (cortes, rasgões, fissuras, lacunas e encolagens); Humidificações e Planificações; Reintegrações cromáticas, etc.

 

 

 

 

 

 

            Estes são alguns dos equipamentos de Conservação e Restauro que possuo na minha oficina.

 

A Conservação e Restauro em Portugal esta em notória evolução, a nossa principal tarefa como profissionais da área e tentar mudar mentalidades, para que cada vez mais se “cuide” e “trate” do nosso património e não situações como “deitar fora e comprar novo”. De forma que as gerações vindouras possam ter acesso a ainda mais património há que saber usar e preservar. Se assim for o restauro já mais será preciso…

 

            Veja algumas das intervenções que já realizei. Se for curioso(a) veja também as dicas e os links.


HomeHome

Carrinho  

(Vazio)

Promoções

Sem promoções neste momento